Roteiro Amesterdão – 4 dias

Amesterdão é um destino muito em voga e não desiludiu. A cidade é encantadora com os seus canais e um sem número de pontes que nos transportam para imagens de postais, sem falar na particularidade das suas casas, muitas ainda do século XVIII, que a uma certa distância estão todas lado a lado encaixadas e perfeitas, mas quando nos aproximamos são toscas, inclinadas e perfeitamente imperfeitas. Amesterdão é muito mais do que um destino de Coffeshops e Red Light District, a cidade respira cultura, arte e inovação, é refrescante deambular pela cidade de Rembrandt, visitar o esconderijo de Anne Frank e perdermo-nos nas paisagens de Van Gogh.

QUANDO ir: a data da nossa viagem foi cuidadosamente escolhida para visitar Keukenhoff, o parque das tulipas, que só acontece de meados de Março a início de Maio. A viagem teve de ser obrigatoriamente adiada e data possível foi Julho, sem tulipas, mas com calor!

COMO ir: depois de imensa pesquisa, decidimo-nos pelo voo da KLM que parte de Lisboa às 5:00 e chega a Amesterdão às 9:00 locais, de forma a aproveitar o primeiro e último dias com o voo da mesma companhia que parte de Amesterdão às 20:55. Com a viagem de 15 minutos de comboio entre a cidade e o aeroporto de Schiphol. É muito fácil chegar à cidade, o comboio direto apanha-se no aeroporto até à estação central, os bilhetes podem ser adquiridos diretamente nas máquinas com cartão de débito ou crédito com instruções em inglês. Dentro da cidade andámos a pé, fizemos uma média de 25 km por dia, nós adoramos andar e conhecer as cidades assim quando é possível, neste caso Amesterdão é ideal, plana com ruas e recantos recônditos a perder de vista.

ONDE ficar: Amesterdão não é barato, comparando-se a cidades como Londres ou Paris, os hotéis centrais são um pouco mais caros, mas na nossa opinião a localização do alojamento oferece-nos a liberdade dos transportes numa cidade como Amesterdão, onde podemos simplesmente andar de mapa na mão e tudo é ao alcance de uma caminhada. Ficámos no Rho Hotel, na Dam Square, reservámos no Booking, a localização é excelente, o pequeno almoço também é bom, no entanto deparámo-nos com um senão inesperado, houve uma vaga de calor no fim-de-semana que visitámos a cidade e o hotel não tinha ar condicionado no quarto. Se voltar à cidade no verão, vamos ter isso em conta.

O QUE fazer: partimos com um roteiro muito preenchido e sem muita liberdade de movimentos se quiséssemos visitar tudo o que tínhamos planeado, ficaram alguns locais por visitar, mas é o que torna a viagem menos agridoce, pensamos sempre que voltamos um dia.

STEDELIJK MUSEUM um museu de arte moderna, localizado na praça dos museus na cidade, com uma arquitetura sui generis, onde nos podemos deliciar com um acervo riquíssimo que conta com obras de Van Gogh, Andy Warhol, Matisse, Kandisky, Pollock, Chagall, entre muitos outros.

Informações: aberto todos os dias das 10:00 às 18:00, preço: 17,50€.

VAN GOGH MUSEUM, o museu que abriga grande parte da obra de Van Gogh, assim como a história do artista, é possível perdermo-nos não só nas lindas paisagens e retratos do pintor, assim como ler várias cartas e testemunhos reais do artista e da sua família. O museu costuma ser bastante concorrido, pelo que aconselhamos a levar os bilhetes comprados, existe um preço mais vantajoso se comprarmos online também.
Informações: aberto todos os dias das 09:00 às 19:00 e à sexta e ao sábado até às 21:00, preço: 18,00€. Não é possível fotografar.

CASA DE ANNE FRANK, sem dúvida uma das visitas mais impressionantes que já fiz, não pela novidade ou o exotismo, mas pela brutal e dura realidade que nos dá um murro no estomago quando ouvimos o que já lemos vezes sem conta nas aulas de história e  vimos em demasiados filmes sobre a II Guerra Mundial. Talvez porque sempre me fascinou esta época histórica, tão perto da nossa geração, o fato de visitar aquele pequeno espaço transporta-nos para uma crueldade que não queremos acreditar que aconteceu. Os bilhetes têm de ser adquiridos online, não existe bilheteira à entrada. Atenção que são disponibilizados com dois meses de antecedência e esgotam rapidamente.
Informações: aberto todos os dias das 9:00 as 22:00, só é possível comprar bilhete online. Não é possível fotografar.

RIJKSMUSEUM e MUSEUMPLEIN localizado na praça dos Museus, tem uma grande coleção de pinturas da idade de ouro holandesa. O acervo conta com obras como a Ronda Noturna de Rembrandt, entre muitas outras. O museu é bastante concorrido, pelo que uma visita bem cedinho evita as grandes multidões.
Informações: aberto todos os dias das 9:00 às 17:00, o bilhete custa 17,50€.

E na impossibilidade de tirar uma foto sem uma multidão atrás, cá fica a magia do efeito espelho nas costas da atração! 😂

PALÁCIO REAL DE AMESTERDÃO, localizado na Praça Dam, um dos palácios oficiais à disposição da família real, foi construído nas décadas de 40, 50 e 60 do século XVII e os interiores foram concluídos mais tarde por Rembrandt. A visita ao palácio é relativamente pequena,
Informações: aberto todos os dias das 10:00 às 17:00, o bilhete custa 10€

HEINEKEN EXPERIENCE, uma visita clichê, a fábrica já não está em funcionamento naquele espaço, os alambiques não estão a funcionar, é muito comercial, virado para as experiências 4D com duas cervejas incluídas na visita, nem tudo foi perdido. 😂

AMSTERDAM CENTRAAL o edifício da estação central é um monumento por si só, a estação abarca ligações para todo o país e Europa.

DAM SQUARE, umas das principais praças da cidade localizada no centro histórico.

LEIDSEPLEIN zona de vida noturna, teatros e compras.
BLOEMENMARKT mercado das flores, onde podemos encontrar sementes, flores, souvenirs em cima do canal.
ALBERT CUYP MARKET mercado onde podemos encontrar uma variedade de produtos, roupas, souvenires, fruta, comida e flores.
RED LIGHT DISTRICT inevitável visitar a zona das montras da luz vermelha, zona agitadíssima à noite, com imensos grupos de turistas que se passeiam pelas ruas características do bairro. Não podemos deixar de falar no cheiro característico da cidade J, os coffeshops são também uma atração com toda a oferta de cannabis onde é possível consumir legalmente.

PASSEIO DE BARCO, escolhemos a Amsterdam Circle Line, para dizer a verdade não pesquisei muito sobre quais as melhores rotas, foi a que nos deu mais jeito na altura. Existem um sem numero de escolhas, barcos grandes, pequenos, visitas privadas, com bebidas, sem bebidas, enfim a oferta é enorme.

BAIRRO JORDAAN, conhecido pelo mais charmoso bairro da cidade, no entanto penso que todas as zonas centrais são apaixonantes!

ZAANSE SCHANS, a vila dos moinhos que fica a 20 minutos da cidade, uma vila pitoresca, onde podemos visitar alguns moinhos em funcionamento, as paisagens são idílicas. Podemos ir de autocarro, comboio, bicicleta ou comprar uma tour que inclui o destino. Como fomos no verão existe um autocarro direto (20 minutos) que nos deixa mesmo à entrada da vila, o comboio demora cerca de 15 minutos, e fica a uma caminhada de 15 minutos até à localidade. A tour de bicicleta também é muito divertida, já a fiz há 17 anos e foi uma experiência inesquecível!

Outras atrações existem que não conseguimos visitar, fica para uma próxima visita. Fomos à Winkel 43 onde comemos a famosa tarte de maçã, é ótima! Comemos Stroopwaffel (bolachas com caramelo quentinhas) no mercado e comprámos os famosos croquetes de carne! Relativamente a restaurantes existe uma infinidade de escolhas, depende dos nossos gostos.

Amesterdão foi um regresso para um de nós e um novo destino para o outro! Não desiludiu, é uma cidade encantadora, vibrante e inesquecível! A cidade sem Tabus!

E já sabe: Para viajar, basta existir. Fernando Pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )