De malas aviadas!

E as malas? Este tópico não é novo, já todos deram a sua opinião ou uma qualquer maneira milagrosa de fazer malas. Pois se para alguns, levar itens para uma possível catástrofe natural é indispensável, para outros pelo contrário, o melhor será mesmo partir leve como uma pena!

Pessoalmente prefiro a última opção, e fazemos as nossas malas cada vez mais leves! Se nas primeiras viagens utilizávamos malas grandes de porão, atualmente conseguimos sair por uma semana com uma mala de cabine para os dois ou duas para os quatro! Sim, é possível! Mesmo com crianças! Como fazer? Pegar na lista do que enfiar dentro das malas e cortá-la literalmente ao meio. Se num fim-de-semana descontraído não usamos os saltos e a mala a condizer, na viagem muito provavelmente também não o vamos fazer! Se usamos as mesmas calças de ganga durante 3 ou 4 fins-de-semana seguidos, também as podemos reutilizar nas viagens. Se insistimos sempre em vestir o mesmo casaco ou camisola quando está frio, porque é que nas férias precisamos de três?Os nossos filhos mudam de roupa duas vezes por dia? Também não vão mudar nas férias (a não ser que haja um acidente molhado), em suma, todas as propabilidades que equacionamos só nos vão gerar mais dez quilos de bagagem.

A minha estratégia é desligar o “e-se-ómetro”, ou as profecias de desgraças, como preferirem. E na pior das hipóteses compramos um guarda-chuva ou uns chinelos, caso os que tenhamos levado se estraguem!

As nossas malas não são das melhores marcas ou dos modelos mais recentes, mas desde que descobrimos viajar em modo light não queremos outra coisa, compradas no IKEA há 8 anos, e duram e duram e duram. Ainda não sentimos necessidade em investir neste setor, até porque com o orçamento das nossas viagens, não faz muito sentido. E no final servem todos os nossos requisitos: tamanho de cabine, trolley e mochila.

Depois de fazer viagens sem fim (quase numa outra vida) onde era impensável não trazer e levar malas de porão e entrar diretamente dentro de um táxi devido ao peso das mesmas, agora sinto-me livre que nem um passarinho! Mala de cabine, trolley, e com umas alças escondidas, que quando desembarcamos no destino é só libertá-las e seguir viagem num qualquer transporte, seja autocarro, comboio, barco ou mesmo a pé! Não há escadas que nos assuste ou distância que nos demova.

E o melhor de tudo? Não há medo de chegar ao destino e não saírem pela portinha mágica! É certo que não nos deve estragar a viagem, mas que é chato é!

E os líquidos? Levamos o essencial, aderi às miniaturas do que preciso mesmo e compro no local o resto, ou uso o que o hotel disponibiliza!

O que não pode faltar para além da roupa? Medicamentos, se necessário. Os documentos para a viagem, apesar de ter todos os cartões de embarque, reserva de hotel e qualquer entrada de atrações ou cartões de transportes disponível no telemóvel, levo sempre tudo impresso, caso fique acidentalmente sem acesso ao mesmo! (É uma paranóia e um quê de “e-se?” que critiquei há quatro parágrafos atrás! Mas ainda não me consegui libertar do papel neste caso) Carregadores de telemóveis, de máquinas fotográficas ou qualquer outro dispositivo eletrónico. As notas que fizemos antecipadamente do que visitar e experiências marcadas ou o guia do local com mapa. Um casaco para a viagem, pois sinto sempre frio no avião. Calçado e roupa confortáveis para que a viagem e a chegada não seja penosa. Resumidamente descomplicar os possíveis acidentes e organizar o necessário para 4, 7, 15 ou 30 dias!

Para evitar o exagero, o segredo é ter uma mala pequena, quanto mais reduzida for, menos levamos obrigatoriamente! É uma maneira de nos disciplinarmos!

E se quiser comprar qualquer coisa que depois não cabe na mochila? Ou levamos na mão se for possível, ou despachamos para o porão no regresso se necessário.

Ora vejam estas maravilhas!

IMG_20180825_171806

Para viajar, basta existir! Fernando Pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s