Convento dos Capuchos em Sintra

O Convento dos Capuchos faz parte do conjunto de parques e monumentos que podemos visitar em Sintra. A construção deste monumento remonta ao século XVI (1560), está atualmente em restauro e é uma visita imperdível! Foi uma surpresa muito agradável, ficámos um pouco desiludidos com as inúmeras paredes vandalizadas do edifício, que possivelmente serão restauradas também.
O complexo destaca-se pela sua simplicidade e construção austera que fomenta o ideal de pobreza e penitência em que viviam os frades franciscanos que o habitaram. Quando estamos dentro do edifício temos plena noção do pouco que detinham na altura. A construção foi idealizada com vista à harmonia entre a mão humana e a divina, pelo que podemos testemunhar a fusão entre a natureza e a antiga edificação. Quase todas as divisões têm algum apontamento em cortiça, por isso também é conhecido como o Convento da Cortiça, que serve não só de isolamento, como também de decoração.

 

Quando comprámos as entradas, o colaborador advertiu para a escuridão do local, pois era um monumento do século XVI, no entanto quando nos embrenhámos nos inúmeros corredores do edifício, ficámos boquiabertos como nunca o tínhamos visitado aqui tão perto. Em todo o edifício existe uma fita luminosa que nos transmite, não só a segurança da visibilidade do caminho a percorrer, como também nos confere uma sensação mística do local.

 

O complexo, originalmente designado de Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra e conhecido como Convento dos Capuchos, foi mandado contruir por D. Álvaro de Castro em 1560 e esteve habitado até 1834, em 1873 foi adquirido pelo Estado Português.

Atualmente está em fase de restauro, a visita é feita com vários vestígios de restauração em inúmeros locais, mas mesmo assim, o local é dotado de um misticismo e mistério indescritíveis.

COMO chegar? Encontre todas as direções aqui.

Informações: o site só disponibiliza horários e preços até 27 de Outubro, para visitas posteriores consultar site na data prevista. Aberto todos os dias das 9:30 às 20:00. Preço: 7€ (adultos); 5,50€ (jovem dos 6 aos 17 e sénior).

Mais visitas em Sintra:

Palácio Nacional de Queluz

Castelo dos Mouros

Quinta da Regaleira

Palácio da Pena

Palácio Nacional de Sintra

Parque de Monserrate

Jardim e Chalet da Condessa d’Edla

 

Já sabe: Para viajar, basta existir. Fernando Pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s