Praga – Roteiro de 4 dias

Praga é sem dúvida uma cidade encantadora, é relativamente pequena, é possível visitá-la a pé, o que mais gostamos é andar e preambular pelas cidades que passamos, então escolhemos visitá-la principalmente a pé. Existem outras opções, mas a magia da cidade obriga a andar na rua! A cidade das cúpulas atrai pela sua beleza ímpar, uma vista em altura oferece-nos esta visão magnífica sobre os telhados das suas casas. 

QUANDO fui a Praga pela primeira vez, foi num Interrail longínquo debaixo do sol abrasador de Julho e Agosto, nas visitas que fiz vi postais da cidade no inverno e pensei que tinha de voltar na estação do frio. 12 anos depois voltei no início de Março. A visita foi extraordinária, caiu um nevão nesse fim-de-semana que deixou a cidade branquinha e tivemos uma experiência fantástica, apesar do frio aconselhamos a visita com neve, é maravilhosa!laskfdlaskflskfslkalfkas asfnlsafkn
COMO ir? Nós escolhemos um voo Lisboa – Praga com escala em Frankfurt pela Lufthansa e um transfer em minibus.

ONDE ficar? A estadia nesta viagem foi numa residencial muito central, que porque não fui eu que reservei e já foi há alguns anos, não consigo chegar ao local exato. No entanto existem muitas opções. No Booking encontramos estadias para todas as carteiras e gostos.

 

O QUE visitar? A cidade é relativamente pequena, é possível de se visitar a pé, a subida para o Castelo é um pouco mais penosa do que o centro histórico, mas a vista é a nossa recompensa. Praga é uma cidade linda, com ruas, zonas e pequenos recantos surpreendentes. Como já referi, a queda de neve e a mística da cidade no Inverno encantou-me mais do que no verão, mas vale a pena em qualquer estação do ano.

PRAGA é a capital da República Checa, conhecida pela sua beleza inigualável, património mundial da Unesco, esta cidade destaca-se pela sua peculiaridade arquitetónica. A cidade das cem cúpulas oferece-nos percursos e passeios que são postais andantes, seja de inverno ou de verão, a cidade é apaixonante. Neste roteiro ficam as principais visitas em dois dias, quem dispõe de mais dias na cidade, vai certamente conseguir fazer uma visita mais completa.

Aqui ficam as nossas visitas nos quatro dias que estivemos na cidade, sendo que no primeiro dia chegámos já ao anoitecer e no quarto dia saímos da cidade às 14:00, realidade só estivemos dois dias e meio.

PRAÇA DA CIDADE VELHA, neste local fantástico podemos encontrar algumas das atrações da cidade, para além de ser em si mesma uma atração, um postal a céu aberto.

RELÓGIO ASTRONÓMICO, situado numa das paredes da Câmara Municipal, o ORLOJ é das atrações mais conhecidas da cidade que atrai centenas de turistas diariamente para observarem a mudança da hora. Tente visitar o local perto da mudança da hora para testemunhar todo o engenho do relógio onde a estátua da morte vira a ampulheta que dá início à caminhada dos doze apóstolos. Este relógio tem um mostrador astronómico onde podemos ver a posiçãp do sol, da lua e do céu, assim como um mostrador com o calendário onde são representados os meses e o zodíaco. É possível subir à torre que nos oferece uma vista magnífica de Praga.

Informações: Aberto todos os dias das 8:00 às 20:00. Preço: entrada livre.

 

IGREJA NOSSA SENHORA DE TÝN, é  um dos edifícios emblemáticos da cidade, quando pensamos em Praga a forma deste monumento é associado automaticamente às nossas mentes.  De uma magnificência inigualável, é o ponto de referência da cidade velha. As suas torres têm 80 metros de altura, e o seu interior destaca-se pelo altar de estilo rococó e as decorações na entrada com as cenas da paixão de cristo.

Informações: Aberta todos os dias, entrada gratuita.

IGREJA DE SÃO NICOLAU, também situada na praça da Cidade Velha, esta igreja é considerada o expoente máximo do barroco em Praga. Uma das atrações desta igreja é a possibilidade de subir à torre e ter uma vista privilegiada sobre a cidade.

Informações: de Novembro a Fevereiro das 9:00 às 16:00  e de março a outubro das 9:00 às 17:00. Preço: Entrada gratuita.

PONTE DE CARLOS, outro monumento emblemático da cidade, liga a cidade velha à cidade pequena (Mala Strana), com uma extensão de aproximadamente 500 metros, onde podemos disfrutar da vista das duas partes da cidade, a velha e a pequena. Ao atravessar a ponte encontramos 30 estátuas, as quais na sua maioria são réplicas das originais que estão no Museu de Praga. A mais famosa é a estátua de São João Nepomuceno que conta a história está no preciso local onde foi atirado ao rio por ordem de Venceslau IV. Esta personagem histórica foi posteriormente santificado e reza a lenda que quem pede um desejo e coloca a mãe esquerda na base da estátua terá o seu desejo realizado. Não custa tentar!

CASTELO DE PRAGA, o principal monumento da cidade, data do século IX, e conta com um conjunto de magníficos palácios que lhe conferem a ideia de um conto de fadas. Situado no lado esquerdo da margem do rio Vltava, foi a partir da sua construção que se desenvolveu a cidade e tem uma localização privilegiada, de onde se pode avistar toda a cidade. No seu interior, as maiores atrações são a Catedral de São Vito, a Rua do Ouro e o Palácio Real.

Informações: o castelo está aberto todos os dias das 06:00 às 23:00 com visita aos monumentos das 09:00 às 16:00, de outubro a março; e das 05:00 às 00:00 com visita aos monumentos das 09:00 às 18:00 de Abril a Setembro. Preço: 10€.

CATEDRAL DE SÃO VITO, localizada dentro do Castelo de Praga, esta é a principal catedral da cidade e a maior igreja do país. O edifício em si é um louvor ao estilo gótico e temos oportunidade de também subir à torre, onde disfrutámos de uma vista fantástica do outro lado do rio.

Informações: Aberto todos os dias, de março a outubro das 09:00 às 18:00 (domingos abre ao 12:00), de novembro a fevereiro das 09:00 às 16:00 (domingos abre às 12:00). Preço: entrada gratuita.

CASA DANÇANTE, um edifício moderno com linhas arquitetónicas muito peculiares que vale a pena passar por lá. É um edifício de escritórios, tem um café no último andar.

PASSEIO DE BARCO E MUSEU DA PONTE DE CARLOS, no último dia fizemos um passeio de barco que tinha incluído uma visita ao museu da ponte de Carlos, confesso que se não me tinha apercebido que existia ali um museu, e foi uma visita interessante com uma exposição de ferramentas e utensílios de tortura da época medieval.

 

 

Praga é uma das capitais mais charmosas da Europa, pequena e muito fácil de visitar, aconselho também um passeio de barco pelo rio, temos uma perspetiva diferente da cidade, assim como a vista das pontes de outro ângulo. Conseguimos visitar a cidade em 3 dias facilmente, claro que somente as principais atrações, se quisermos visitar os arredores precisamos de mais um ou dois dias.

Boas viagens!

Já sabem: Para viajar, basta existir! Fernando Pessoa

2 thoughts on “Praga – Roteiro de 4 dias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s